Costuma-se dizer: "Em terra de cegos quem tem o olho é Rei." E como tal, Portugal, não foge à regra.
Quando um jovem emerge, dizem milhões dele (temos os casos de Vieirinha, Antunes, Cícero...), e depois, têm passagens fugaz por um grande clube e têm de se "refugiar" em clubes ou ligas de baixo gabarito (por exemplo: liga grega, cipriota, iraniana...).
Contudo, e parecendo fugir a essa regra, o Braga, aparentemente, encontrou uma solução para escapar à escassez de laterais, tanto a jogar pela esquerda, como pela direita, e essa solução dá pelo nome de Sílvio.
Ex-jogador das camadas jovens do Benfica, Sílvio andou a rodar por clubes como o Odivelas, até que o Rio Ave o foi buscar à 2ª Divisão B, juntamente com o agora Portista, Miguel Lopes.
No Rio Ave, o bracarense viu-se como que obrigado a jogar no lado esquerdo da defesa (dado que Miguel Lopes, jogava na direita), condição essa que o ajudou a melhorar as suas habilidades com a perna canhota. Pela esquerda, Sílvio rubricou grandes exibições e com a saída de Miguel, este pôde jogar pelo flanco direito.
Foi convocado aos sub-21 de Porto e neste defeso, o Braga adquiriu os seus talentos.
Tudo começou com o jogo contra o Sevilla, em que foi um dos mais inconformados e austores da vitória caseira do Braga, ao participar na jogada, com um bonito cruzamento de pé esquerdo, que só acabou com a cabeçada vitoriosa de Matheus. No jogo em Espanha, já começou a titular e foi uma constante dor de cabeça, tanto para os defensores sevilhanos, como tambem para craques como Luís Fabiano.
Claramente, isto não ia acabar aqui. Queiróz, como treinador atento e com um amplo conhecimento sobre as camadas jovens portuguesas e de toda a Liga, premiou o talentoso e jovem Sílvio para os dois primeiros jogos de qualificação do Euro'2012, fazendo amanha a sua estreia perante a Noruega.
Cheio de motivação, como se não bastasse, Mourinho também o elogiara, o lateral agradeceu, com um excelente remate de pé esquerdo, que só parou no fundo das redes da baliza do Marítimo, conquistando assim os 3 pontos para o conjunto de Domingos Paciência.
Resta finalizar, referindo que Sílvio ainda é um jovem com uma promissora carreira pela frente, e concerteza que terá a oportunidade de mostrar a sua rapidez, qualidade técnica (tanto no passe como no drible), e também uma característica que agrada a qualquer treinador, a disponibilidade física e mental para superar as dificuldades em prol da equipa.
Resta desejar boa sorte para a estreia na selecção Nacional.
- Roberto Rivelino
Data de nascimento: 1987/09/28
Altura:1,78m
Peso:72kg