Após dois jogos sem conseguir vencer, o Futebol Clube do Porto deslocou-se à casa do Zenit, na Rússia, onde estes se invictos na Champions League desde o último confronto com o Real Madrid, já em Setembro de 2008.
O jogo começou melhor para o lado Portista, marcando logo na primeira ocasião, aos 10 minutos, por intermédio de James Rodriguez (em fora-de-jogo), assistência de Hulk, depois de um contra-ataque orquestrado por Fernando Belluschi.
Prontamente, o Zenit retaliava e com um meio campo bem estruturado, a circulação de bola era constante, sendo sempre bem distribuída por Shirokov, Denisov ou Zyrianov, para os elementos mais atacantes, Fayzulin, Danny ou Kerzhakov.
As investidas eram constantes e, aos 20', Fayzulin cruza para a área, Helton falha a intercepção ao cruzamento e Shirokov encosta para as redes apesar dos esforços de Fucile em negar o golo.
Álvaro Pereira foi dos jogadores mais activos do Porto, e, esteve, inclusive, perto de marcar, mas, Malafeev fez uma bela defesa, após um bela, também, remate do Uruguaio. Pouco depois, aos 33', numa jogada casual com Anyukov, Kléber, após o choque com o defesa Russo, contraiu uma contusão na clavícula esquerda ao tentar amparar a queda, sendo prontamente assistido e substituído por Silvestre Varela.
A partir daí, o génio de Danny começou a ganhar protagonismo, quando ainda se encontrava a jogar no centro do terreno, criando mossa a Fernando e aos centrais dos Dragões (Otamendi e Rolando), conquistando várias faltas e chances de golo.
Perto do fim da primeira parte, acontece o lance do jogo... Fucile tenta dominar com a côxa e, instintivamente, mete a mão à bola com receio de a perder, recebendo o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão, ordenada por Howard Webb.
Este momento foi o mote para o domínio dos de São Petersburgo.
Fucile, que até então tinha sido o "tampão" de todas as investidas de Danny havia sido expulso e o Porto encontrava-se com dez jogadores em campo, deslocando Fernando para a posição em falta e fazendo entrar Souza, ao intervalo, para o lugar de James Rodriguez.
A segunda parte começa e de tanta insistência, o Zenit lá acaba por virar o resultado a seu favor (aos 63'), com Shirokov a marcar um golo de pura classe e qualidade. Fayzulin cobra um livre em força para a área e, com o pé direito, Shirokov domina a bola, e sem deixar cair, remata com força e colocação para a baliza de Helton, batido sem qualquer hipótese de defesa.
A celebração de Danny, no mínimo caricata |
Coube ao FC Porto tentar reagir, ká depois de Kerzhakov enviar uma bola ao poste, e só a partir daí conseguiu ter alguma posse de bola, mas ainda assim, sem capacidade para criar ocasiões dignas de golo à excepção de dois livres de Hulk, que dificilmente incomodaram Malafeev.
Finda e resumidamente, Danny disse tudo: "A expulsão de Fucile facilitou (...). Sofremos um golo em contra-ataque, que não deveríamos ter sofrido, pois estávamos preparados para esse tipo de lance. Corremos atrás do resultado. Empatámos e, com a expulsão ficou mais fácil, mas mostrámos que jogamos com qualidade. "
Notas Individuais:
Zenit
Malafeev - Guarda Redes - 6/10
Anyukov - Defesa Direito - 7/10
Hubocan - Defesa Central - 6/10
Lombaerts - Defesa Central - 6/10
Criscito - Defesa Esquerdo - 7/10
Denisov - Médio Defensivo - 7/10
Shirokov - Médio Interior - 8/10
Zyryanov - Médio Interior - 7/10 - 860
Fayzulin - Extremo Direito / Ala - 7/10
Danny - Extremo Esquerdo / Ala - 9/10
Kerzhakov - Ponta de Lança - 8/10 - 90'
Huszti - Extremo Esquerdo - 5/10 - 86'
Bukharov - Ponta de Lança - 5/10 - 90'
FC Porto
Helton - Guarda Redes - 5/10
Fucile - Defesa Direito - 5/10 (teria um 8 se não tivesse sido expulso)
Rolando - Defesa Central - 5/10
Otamendi - Defesa Central - 6/10
Alvaro Pereira - Defesa Esquerdo - 6/10
Fernando - Médio Defensivo / Defesa Direito - 6/10
Belluschi - Médio Interior - 7/10 - 72'
Moutinho - Médio Interior - 7/10
Hulk - Extremo Direito / Ala / Avançado - 6/10
James - Extremo Esquerdo / Ala - 6/10 - 45'
Kléber - Ponta de Lança - 5/10 - 33'
Varela - Extremo Direito - 4/10 - 33'
Souza - Médio Defensivo - 4/10 - 45'
Defour - Médio Interior - 5/10 - 72'