25/11/2013

Hélder Lopes Vs Belenenses (Paços de Ferreira 1-0 Belenenses)


Hélder Lopes cumpriu apenas o seu 5º jogo ao serviço do Paços de Ferreira na vitória contra o Belenenses por 1-0 na Capital do Móvel, com golo de Fernando Neto após erro de Duarte Machado, lateral direito do clube do Restelo - que apesar de estar envolvido no lance que deu a derrota à sua equipa, fez uma boa exibição.
A jogar a lateral esquerdo, Hélder exibiu-se a bom ritmo. Sem cometer erros defensivos de maior, conseguiu lidar bem com a carga de trabalhos que João Pedro (ponta direita), Tiago Silva (pivot ofensivo), Fredy (ponta esquerda e mais tarde direita) ou Diawara (ponta de lança) conseguissem causar - só mais para o fim do encontro é que com o cansaço foi ultrapassado, duas vezes, em velocidade por Fredy.
Contudo, o aspecto defensivo não é o forte de Hélder Lopes e o próprio entende isso quando se mostra prudente a atacar, já que no capítulo da recuperação defensiva não é muito forte e essa debilidade notou-se mais no fim do jogo quando já não apresentava grande resistência às investidas dos Belenenses - também porque o adversário atacou principalmente pelo seu lado, não esquecendo a grande propensão do extremo que jogou à frente de Hélder, Fernando.
É rápido sobre a bola, não sendo exímio no corte, é capaz de acompanhar o lance sem grande intervenção física, o que o torna um alvo algo acessível por parte de oponentes mais "encorpados" - precisa de um reforço no treino de ginásio (1,79m para 66kg). Conseguiu ainda ganhar duas faltas dentro da sua área.
Na temporada passada actuava ao serviço do Beira-Mar numa posição mais ofensiva da ala esquerda (depois de uma jornada curiosa: tem formação no Coimbrões e Candal, em 2008 ingressou no Parma e representou Mirandela, Oliveira do Douro, Espinho e Tondela antes de rumar aos Auri-Negros em 2012) , mas no Verão deu o "salto" para a 1ª Liga Portuguesa, ingressando no Paços, pelo qual já jogou no play-off de acesso à Champions League (90' na derrota contra o Zenit por 4-2 na Rússia) e na Liga Europa (90' no 1-1 ante o Pandurii). Aos 24 anos, este jovem de Gaia, tem matéria para polir e talvez um adiantamento no terreno só o poderá favorecer. Henrique Calisto é o seu treinador desde o fim de Outubro (substituindo Costinha, que chegou com Hélder do Beira-Mar) e está em boas mãos para ter os ingredientes certos para uma boa progressão no Futebol Português.


  Siga Roberto Rivelino nas redes sociais
  

0 comentários: