27/03/2011

O Centésimo Gol de Rogério Ceni - São Paulo 2-1 Corinthians



Podia ter sido tão simples como o título desta postagem, mas a verdade é que não é assim tão fácil. E, acima de tudo, especialmente para um guarda-redes.

Foi lindo! A emoção, um marco, algo digno de alguém como Ceni.

Como se não bastasse a grande exibição de Rogério Ceni, teria de ser num clássico com o Corinthians que o mítico "goleirão" iria marcar o seu Centésimo golo pelo São Paulo.
Não há palavras que possam descrever este grande momento, mas certo é que as imagens poderiam "falar" por si - foram lançados foguetes, Ceni tirou a camisa e os seus colegas encarregaram-se de emocionar (ainda mais), o seu grande companheiro de equipa e capitão.



A 7 de Abril, de 2009, havia feito uma postagem sobre Ceni e outros guarda-redes com a mesma habilidade para marcar ( confira, clicando no link ), e por essa altura Rogério, tinha 83 golos na sua conta pessoal. Ou seja, de Abril para o dia de hoje, ele havia marcado mais 17 golos.



17. Sim, 17. "Isso é pouco." Sim é, mas lembrar não faz mal, e temos de referir mais uma vez... Rogério Ceni é um GOLEIRO, um GUARDA-REDES, um KEEPER, um PORTERO. E, para tornar o feito ainda mais espectacular, conta com uma média superior a um golo por cada 10 jogos concretizados, mas, contudo, a maior percentagem dos seus golos marcados vem da marcação de faltas, de livres, e não de penaltis, o que, repetindo, torna o feito ainda mais espectacular.

Voltando ao jogo, o que, pelo menos para mim, não é o importante, o São Paulo ganhou por 2 a 1. Foi um jogo corrido e sempre com boas jogadas de parte a parte. Dagoberto marcou o 1-0 para o SP, com um grande remate de fora da área e, Rogério Ceni, haveria de marcar o dito "Centésimo" de livre, numa cobrança magnifica. O Corinthians haveria de marcar com Dentinho, momentos depois de Alecsandro ter agredido Dagoberto e sido expulso como consequência. Dagoberto, esse mesmo, viria a ser expulso também, e, como se não bastasse o vermelho no jogo, Dentinho foi o último, e graças demos, a receber ordem de expulsão.



Siga Roberto Rivelino nas redes sociais
  

24/03/2011

Renato Augusto Vs Villarreal (Villarreal 3x1 Bayer Leverkusen) + Vídeo


Provavelmente, este não seria o melhor jogo para descrever Renato Augusto, mas perante as adversidades e a superioridade da equipa adversária, o Villarreal, decidi mesmo avançar com "isto", até porque, foi dos melhores em campo, apesar de tudo.
Não será a primeira vez que se escreve sobre Renato ( aqui está a primeira postagem ), e é certo, também, que não será a ultima.

Renato Augusto tem vindo a ser um dos maiores expoentes de um Bayer Leverkusen muito forte na Bundesliga. Assume a sua importância e parte para cima dos seus adversários, fazendo lembrar um Kaká quando começou a sua carreira, e essas comparações são frequentes, apesar de serem bastante diferentes.



O carioca de 23 anos, é bastante forte, não só fisicamente, mas como tecnicamente. Não se faz de "tímido" com a bola nos pés e sai sempre com confiança e de cabeça levantada, sabendo sempre como finalizar a jogada, tanto para dar o golo, como para concretizar em golo.

Assíduo nas convocações de Mano Menezes, será, quase certa, a sua presença no Mundial'2014. Esta época, contabiliza 29 jogos em todas as competições (22 na Bundesliga), e tem, como adição ao seu reportório, 7 golos marcados.

- Roberto Rivelino

20/03/2011

Taye Taiwo: O Novo Reforço do Benfica?



Poderá ser bem verdade o que "O JOGO" adiantou na sua edição de hoje, 20 de Março.
"Benfica garante Taiwo" - Lê-se no canto direito
Segundo o mesmo diário, Taiwo assinou um pré-acordo que viabilizará a sua transferência no final da presente temporada, a custo zero. Caso esse acordo seja quebrado, o jogador terá de indemnizar o clube Encarnado.
O internacional Nigeriano já tinha esclarecido que queria "mudar de clube em Junho." Ele mesmo adiantava que a equipa com quem estava a negociar se encontrava entre os três melhores campeonatos da Europa, seguiram-se os rumores de uma possível transferência para Liverpool, Tottenham, Manchester United ou Real Madrid, mas o maior rumor vinha de Portugal, da parte do Benfica e esta transferência poder-se-á muito bem concretizar, pois é quase certo que Fábio Coentrão será transferido no defeso.



Taiwo é um dos defesas mais agressivos a actuar na Europa. O próprio aspecto físico do Nigeriano o diz.
Encontra-se no Marselha desde a época 2004/2005 e é um dos favoritos dos sempre efusivos adeptos do mítico Velodrome.

Ainda com 25 anos poderá ter agora a oportunidade de que já estava à espera há duas épocas, podendo, inclusive, obter o protagonismo que precisa para singrar, mais tarde, num dos maiores clubes da Europa.
Taiwo é um jogador experiente. Conta com mais de 230 jogos pelo Marselha e, 50 desses, nas competições da UEFA. Como se não bastasse, é indiscutível na selecção da Nigéria, e conta com 34 jogos ao serviço do país Africano e já representou o mesmo em 3 edições da CAN (Copa das Nações Africanas), em 2006 no Egipto, em 2008 no Gana e em 2010 em Angola, para além do Mundial'2010, na África do Sul.

Bloco de Notas:
- Capacidade de aceleração, força e velocidade no pique
- Forte no 1x1 defensivo e agressividade no mesmo
- Capacidade de resistência e de recuperação defensiva
- Forte remate e forte aptidão para bater bolas paradas (tem 26 golos ao serviço do Marselha)


- Roberto Rivelino

Data de Nascimento: 1985/04/16
Altura: 183cm
Peso: 77kg

19/03/2011

O Portugal Imperfeito: Não Há Espaço Para Um Braga Assim.


Mas que temporada brilhante, mas que equipa brilhante... que treinador brilhante! Que jogadores brilhantes! Que organização brilhante!


Paulão, Rodriguez, Kaka, Elderson, Sílvio, Leandro Salino, Lima, Paulo César, Keita... Quem são estes? O que é que eles já fizeram? Será que são bons? Jogam bem?
A resposta será... veja o Braga jogar e irá perceber. Do "nada"... estes jogadores, estas pessoas, estão a ser fascinantes. Talvez... esse "do nada" deve-se aos seguintes factos que irei nomear, criticar, exemplificar e muito mais.




Este ano, o Braga começou mal (sim, foram capazes de perder contra o Celtic, sim, o Celtic). Devido à grande sequência de jogos, coisa à qual esta equipa não se apresentava preparada, muito devido à falta de competitividade do plantel e até porque nunca disputaram quatro competições em simultâneo (a Liga Portuguesa, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a mítica Liga dos Campeões)... posto isso, muitos "entendidos", muitos indivíduos cheios de mal olhado, começaram a apontar o dedo a este Braga, a esta grande equipa... sem pensar em nada, só com a inveja de nunca terem conquistado alguma coisa com tanta mediocridade, com tanta humildade. Agora nós (os que sempre acreditaram nestes jogadores, nestas pessoas, sim, volto a frisar, nestas PESSOAS), podemos ir em direcção a esses críticos e dizer: "Peguem nesse mesmo dedo, virem-no ao contrário e enfiem-no no seu mais que tudo" (sim, decidi ser incorrecto, afinal... não é assim que se ganha destaque em Portugal?).



Sevilla
Arsenal, Liverpool e Benfica (porque não é fácil derrotar estes dois "colossos" na mesma semana), Partizan (porque não é fácil ir à Sérvia e derrotar esta equipa sem as pernas tremer de medo dos sempre irreverentes fans, talvez os mesmos que iam deitando Itália abaixo há pouco mais de dois/três meses), ou até, eliminar o mesmo Lech Poznan, que os famosos Manchester City ou Juventus não conseguiram derrotar. Estas equipas caíram todas contra o Braga. Razões? Precisa? Aqui vai: União,  Força, Humildade, Pessoas que têm de dar o dobro para provar o quão bom são, Pessoas (pois, repetição da mensagem é a minha intenção), Pessoas que não carregam "Hugo Viana" ou "Artur" ou "Paulão" nas costas, mas sim, carregam graves e influenciáveis adjectivos desde "Medíocre" a "Fraco", passando por "Incapaz"
 ... quando não são reconhecidos os verdadeiros actos, quando não são reconhecidos aqueles passes que mataram muitas defesas, que deram o título a um Sporting comandado por Inácio, em que Ronaldo e Quaresma ficaram com o protagonismo e não aquele Maestro, aquele Hugo Viana, aquele que só é conhecido por ter passado pelo Newcastle e pelo Valência sem sucesso, quando não era compreendido, quando jogava fora da sua posição, mas que no entanto, um dos Grandes do Futebol, Bobby Robson, o adorava, e com razão... ou aquelas defesas, aquela presença, aquele corpo na baliza da Roma, que estava sempre lá quando era preciso, o mesmo que era o "suplente de Doni", aquele que nunca teve a oportunidade de brilhar na Liga Italiana, aquele que só realizou 12 jogos, o tal que não servia, o tal que veio para o Braga para ser alternativa de Felipe e acaba por ser dos membros mais determinantes do plantel, o mesmo que agora é (ou volta a ser) apelidado de "Muralha"... ou talvez aquele defesa que diziam ter "fracos pés", aquele defesa "duro de rins" ou talvez mais um jogador para a Naval e é isso que ele é, pois bem, e que tal apontar o facto de o Braga ter conquistado dezasseis pontos, dos 31 que o Braga tem na Liga, nos jogos que realizou?

Lá está, momentos que são ocultados, que são esquecidos, ou pelo menos, que fazem por ser ocultados e esquecidos por aqueles que influenciam o país, os media.
Os mesmos que não reconhecem tudo isto tanto aos jogadores Bracarenses, como ao seu treinador, Domingos, como à equipa em si. Os mesmos que não se lembram do castigo aplicado a Mossoró e Vandinho na temporada passada, quando estes tinham supostamente agredido alguém, de um dito clube, que mais tarde viria a ser campeão, num momento, em que estes estavam a ser decisivos e que veio a abalar toda a equipa e quiçá, o que o Braga poderia ter conquistado sem essa injustiça.
Várias pessoas que viram isto a acontecer pensaram: "São só dois jogadores, isto passa". Mas a verdade é que não são "só dois jogadores". É um plantel inteiro. Ao castigar o Vandinho, estava a castigar o Rodriguez, o Moisés, o Felipe Oliveira. Ao castigar o Mossoró estava a castigar o Alan, o Matheus, o Meyong.
Este mesmo Braga foi o tal que tornou a Liga 2009/2010 num dos campeonatos mais competitivos da década, o tal que "empurrou" as decisões para a última jornada, coisa que não acontecia há já quatro anos, pois o Porto havia dominado até então, sem dar hipótese a qualquer equipa de se aproximar.




Este mesmo Braga, que não vê a sua fotografia na capa dos media.
Este mesmo Braga, que não vê a sua equipa no topo do Mundo.
Este mesmo Braga, que não vê a sua organização DEVIDAMENTE reconhecida.
Este mesmo Braga, que não vê o seu líder reconhecido pelo que faz, ,mas que vê outros sem metade da capacidade, sem metade da personalidade, do carácter, da humildade, da dignidade, nos grandes tablóides Mundiais, quando não passam de "bebés" levados ao colo.
Este mesmo Braga, que não vê os seus GRANDIOSOS jogadores elevados diariamente ao estatuto de rei, como outros vêm.
Este mesmo Braga, que não mancha os jornais com problemas alcoólicas, com rixas de balneário.
Este mesmo Braga, organização... estas mesmas pessoas que não são o que merecem ser porque não vem aos "órgãos influenciadores de mentalidades" falar e insultar os outros colegas de profissão.
Este mesmo Braga que é recebido por milhares no aeroporto e que não entra pela porta VIP.
Este mesmo Braga que é recebido por milhares por dar apoio aos seus adeptos.
Este mesmo Braga que é capaz de acatar com todas as injustiças e contorná-las com a maior das facilidades, pois bem, este é o mesmo Braga...humilde.
O mesmo Braga como união.
O mesmo Braga como um todo.
O mesmo Braga como grandeza.
O mesmo Braga como força e como presença.


O mesmo Braga que Portugal merece.


- Roberto Rivelino



11/03/2011

Vídeo: Lucas Leiva Vs França (França 1-0 Brasil)


Bom trabalho de Lucas.
Permitiu várias circulações de bola e esteve sempre muito interventivo e rodou todo o jogo do Brasil.
Espero que gostem.


- Roberto Rivelino

10/03/2011

Vídeo: Javier Mascherano Vs Arsenal (Barcelona 3-1 Arsenal)


Musica: Evanescence "Bring me to life"

Bela exibição do "Monstro". Fez uns quantos tackles e, foi muito importante, ao mesmo tempo, quando o jogo estava difícil para o Barcelona, após o auto-golo de Busquets, quando, Guardiola, decidiu recuá-lo para a posição de defesa central, e, mais tarde (após o 2-1 para o Barcelona), voltar a posição de médio defensivo.
Espero que gostem.


- Roberto Rivelino

09/03/2011

Vídeo: Frank Lampard Vs Blackpool (Blackpool 1-3 Chelsea)


Musicas: The Prodigy "Under My Wheels" e "Hot Ride"

"Man of the Match" é assim que dizem em Inglaterra e aplica-se a este jogão de Lampard.
Com grande atitude e disposição, esteve envolvido nos três golos do Chelsea com dois golos por sua conta e a assistência para o golo de Terry.
Espero que gostem.


- Roberto Rivelino

08/03/2011

Jason Puncheon Vs Chelsea (Blackpool 1x3 Chelsea)



Um jogador interessante. Relativamente baixo, mas muito forte fisicamente, carrega a bola contra as mais duras defesas, e o Chelsea não foi excepção.
Num jogo dominado pelas performances de Frank Lampard ou John Terry, Puncheon foi o melhor jogador do Blackpool e foi mesmo ele a criar as melhores chances para a sua equipa, com um remate ao poste e um bom golo, de pé esquerdo, o seu melhor. Actuou atrás do ponta de lança, deambulando nas suas costas, tanto na direita, como na esquerda, mas a sua posição de origem é na extrema.
Jason tem uma vasta história nos escalões secundários, mas no entanto, muito competitivos, de Inglaterra, tendo passado por clubes como o Plymouth, Milwall ou Southampton, que o agora emprestou ao Blackpool, no mercado de Janeiro e em 4 jogos, realizados até agora, conta com 2 golos.
Foi formado no Wimbledon (já extinto) e as suas qualidades já foram reconhecidas por várias vezes no futebol britânico, tendo integrado a Equipa do Ano da League Two (PFA Team of the Year, em 2007-2008) e na época de 2009-2010, fez parte da Equipa do Ano, desta feita, da League One, ao serviço do Southampton.
É um jovem a seguir e certamente seria uma boa opção numa equipa como Aston Villa ou Liverpool. Definitivamente, a seguir.


- Roberto Rivelino


Data de Nascimento: 1986/06/26
Altura: 173cm
Peso: 70kg