20/12/2013

Naby Deco Keita Vs Lens (RC Lens 1-2 FC Istres)



No jogo, aparentemente, mais difícil para o Istres, Naby "Deco" Keita tornou-o no melhor e mais fácil para mostrar o seu Futebol.
A partida foi repleta de emoção até ao último minuto e o espéctaculo vindo das bancadas tonificou ainda mais um encontro que à priori não revelaria muita qualidade, dado que qualquer jogador que esteve no Felix Bolaert está condicionado pelas limitações que qualquer Segunda Divisão apresenta. Mas isso não impediu a realização de bom futebol, especialmente quando a bola chegava aos pés de Ljuboja, Salli ou Touzghar (no Lens), aos de Jerome Leroy, Cheick Diarra e Keita (no Istres) ou até às defesas de Areola (nos da casa) e de Romain Lejeune (dos forasteiros) - ambos defenderam uma grande penalidade. O jogo foi divido, mas a surpresa foi dada pelo Istres que demonstrou mais garra e provou que estar a lutar pela permanência é um mero acaso e a vice-liderança do Lens pode ser contestada, apesar da qualidade individual presente nos jogadores destes.
E, apesar das credenciais (mais que) provadas de Ljuboja e Leroy no Futebol Francês, foi Naby Keita quem dominou o jogo e demonstrou uma confiança em jogo pouco comum para um jovem de 18 anos que apenas se tornou profissional no passado mês de Novembro, assinando pelo FC Istres (tem apenas 4 jogos - 1 golo - 450') e por muito que não goste da expressão "box-to-box", terei de a usar para descrever este médio interior (que segundo o que alguma pesquisa sugere, também poderá jogar a médio ofensivo).
Ora a defender, ora a atacar, Keita carrega o jogo para a frente com a bola controlada e tem as suas ideias bem definidas, beneficiando da sua visão periférica, do grande talento para o drible e passe curto/longo(s). Conquista espaços com as suas arrancadas, faz o jogo fluir e é veloz com a bola e a fazer pressão sobre o portador da bola (é algo duro - recebeu o seu 3º cartão amarelo/4 jogos ao minuto 50 por falta dura sem bola). A sua propensão ofensiva deu ainda bastante trabalho à defesa do Lens - aos 56' simulou o passe com o pé direito e arrastou a bola com o esquerdo, no meio campo, seguindo até à área adversária onde, no último passe, entregou a bola a Diarra que foi desarmado pela defesa - no seguimento lesionou Areola com um joelhada sem intenção na cabeça). De enaltecer ainda a capacidade de resistência e o pulmão do jogador que aos 80 minutos ainda estava a jogar com a mesma intensidade com que disputava os lances no início do encontro.
Naby Keita chegou ao Istres e à França depois de ter sido descoberto por Stéphane Pounewatchy (ex-jogador de clubes do Championship Inglês) e por Bobo Baldé (antiga lenda do Celtic, que agora é o Coordenador das Camadas Jovens da Selecção da Guiné). Em conclusão, se Keita joga assim com 18 anos, imagine-se quando experimentar outros relvados e amadurecer com o conhecimento de outros treinadores. O seu desenvolvimento será interessante, até porque é um jogador sem bases Futebolísticas.

 Siga Roberto Rivelino nas redes sociais
  

0 comentários: