05/12/2013

Tomasz Holota Vs Pogon (Slask 1-1 Pogon)



Holota, aos 22 anos, está a tornar-se peça importante do Slask, de Stanislav Levy, e as provas disso estão à sua mercê: chegou ao clube em Julho, juntamente com Marco Paixão (19 jogos, 11 golos tem o Português esta temporada) e fez todos os jogos da Ekstraklasa 2013/2014 até agora (19); Cetnarski e Kazmierczak (que deu o empate ao Slask aos 89' de livre) até começaram este jogo no banco; e, depois da saída de Ostrowski (lateral direito) aos 75 minutos, Holota experimentou a posição deste pela primeira vez na sua carreira, dando a possibilidade a Levy de fazer a mudança pretendida sem perder um dos jogadores com maior rendimento em campo.
Durante a primeira parte o Pogon, a jogar fora de casa, exibiu-se com maior acutilância que os caseiros e jogadores como Takafumi Akahoshi, Murayama e Marcin Robak fizeram-se valer dos seus recursos técnicos. Contudo, só conseguiram marcar aos 53', por Robak, da marca de grande penalidade. A partir daí, o domínio inverteu-se e foi o Slask que se fez notabilizar com Patejuk, Dudu e Marco Paixão a exibirem-se bem em termos ofensivos. O empate chegaria através da conversão de um livre cobrado por Kazmierczak, ex-jogador de FC Porto, Boavista e Vitória de Setúbal, que havia entrado aos 83 minutos para o lugar de Plaku. Destaco Holota não só pela sua exibição, mas também, obviamente, pelo seu talento e juventude.
É o segundo clube que experimenta em dois anos, depois de passar o seu processo de formação nos juniores do Slaski Stadium Chorzow. Em 2009 assinou pelo Katowice e na temporada passada actuou ao serviço do Polonia Warszawa, que pagou ao seu clube anterior cerca de 193,600 mil € (dados provenientes do site Transfermarkt.de). Em Julho chegou ao Slask, que se encontra agora na 12ª posição e tem em Marco Paixão o 3º melhor marcador da liga.
Tomasz Holota é um interior destro no 4-5-1 que enverga a camisola 6 dos "Verdes" com boa colocação em campo, forte no passe curto (não foi possível observar a sua capacidade na vertente do certame longo) e também o é no desarme e no choque (que ficou mais em evidência quando teve de parar as investidas finais de Akahoshi, que caiu na ala esquerda do Pogon).
Foi claramente a referência do meio campo da sua equipa e teve ainda a hipótese de fazer o primeiro golo do encontro aos 46', mas Lewandowski cortou a bola perto da linha de golo. Aos 90+2' recebeu o cartão amarelo por falta em Hernani, que partia para o contra-ataque.

 Siga Roberto Rivelino nas redes sociais
  

0 comentários: