11/12/2013

Ovidiu Vezan Vs Cluj (Cluj 6-1 Sageata Navodari)



Não é fácil ter argumentos para expor a exibição e o talento de um jogador que se destaca numa equipa que sofre uma derrota pesada como a que o Sageata sofreu no terreno do Cluj (6-1), mas, graças a Ricardo Fonseca (pelo histórico do jogador) e a Rui Malheiro (por uma descrição do jogador mais ampla) é possível. Não existe qualquer vídeo do jogador na plataforma Youtube, as próprias imagens são uma raridade nos motores de busca e toda a informação até foi pouca. Contudo, penso que o Futebol que Ovidiu Vezan tem nos seus pés faz valer a pena o "esforço".

Vezan, já com 28 anos, é o jogador com mais qualidade numa equipa desamparada e que nesta segunda-feira perdeu o seu 6º jogo consecutivo na Liga I da Roménia - de salientar que na temporada passada o nº10 e o clube estavam na Liga II e que este foi fundado apenas em 2010. É uma equipa constituída por jogadores jovens e que apenas se faz presenciar quando a bola chega aos pés de Vezan ou de Ousmane N'Doye (35 anos - ex-Estoril, Penafiel e Académica), que jogam juntos no centro do meio campo. Viu-se que mesmo sem grande inspiração dos adversários, os colegas de equipa destes dois não têm muitos argumentos para lutarem por melhores lugares (encontram-se na 15ª posição - 17 jogos).

E chegando a Vezan, o Futebol da equipa merece o F maiúsculo. Porquê? Porque mesmo numa equipa derrotada e desmantelada pelo adversário, o nº10, que actuou a interior (alternando de lado com N'Doye), exibiu grande classe com a bola nos pés: definiu o processo ofensivo da sua equipa, assumiu a saída de bola em passe curto ou em profundidade (a assistência para o golo da sua equipa é a maior prova disso mesmo), entendeu o movimento dos colegas e na segunda parte ainda tentou o remate por várias vezes, contudo, sem sucesso (mas, no testemunho recolhido a Rui Malheiro, o analista do jornal O JOGO, refere que Vezan "bate bem bolas paradas - é perigoso em livres laterais - e tem capacidade de remate").

É de enaltecer ainda que Vezan é creditado em termos defensivos com agressividade e arrojo no desarme e no poder de choque (apesar dos 1,73m - 76 kg) e também com boa colocação em campo. Malheiro adianta ainda outras características como: "razoável capacidade de recuperação, leitura de jogo e aberturas longas no espaço", aponta também que é um jogador com "algumas dificuldades para fazer os 90 minutos".

Histórico do jogador (dados providenciados por Ricardo Fonseca):
2003-04: Romvest e ACU Arad; 2004-05: Sannicolau Mare; 2005-06: Jiul; 2006-07 e 2007-08: M. Lupeni; 2007-2008: International - até 2009-2010; 2010-2011: Pandurii; Desde Janeiro de 2011: Sageata


 Siga Roberto Rivelino nas redes sociais
  

0 comentários: